Mikania glomerata Spreng. (Guaco)

2.4.9 - Mikania glomerata Spreng. (Guaco)

2.4.9.1 - DESCRIÇÃO
Planta trepadeira arbustiva, sendo também considerada sublenhosa, de grande porte, perene.
Caule delgado e cilindro.
Folhas obtusas na base, de forma quase deltóide, de cor verde-escura e semitorcida, com três nervuras destacadas; carnosa-coriácea, presas duas a duas ao longo de ramos volúveis. Folhas peciolada, oval-lanceolada, opostas, simples e acuminadas.
Ramos e folhas são assaz e aromáticas.
Flores amareladas e brancas. Inflorescências em pequenos capítulos longipedunculados.
Frutos do tipo aquênio.

* Esta planta é pouco cultivada no Nordeste, mas pode ser substituída pelo CHAMBÁ (Justicia pectoralis Jacq.) que pode ser produzido e encontrado mais facilmente.
(Matos, F.J.A., 1994; Lorenzi, H. et al., 2002; Almassy Júnior, A.A. et al., 2005; Pereira Pinto, J.E.B. et al., 2000).

* Ver fotos no anexo.

2.4.9.2 - USOS
a) Crises de tosse, de asma ou de cansaço.
O xarope caseiro de GUACO e MALVARIÇO (Coleus amboinicus Lour) é preparado da seguinte maneira:
I) Faz-se o cozimento de folhas de guaco bem picadas na proporção de uma parte para dez partes de água, mantendo-se a fervura até o aparecimento do cheiro da cumarina.
II) Em seguida junta-se um punhado de poejo (Mentha pulegium L.), ou de malvariço ou de hortelã-japonesa (Mentha arvensis L. var. peperacens Moor.) , cobre-se e deixa-se esfriar.
III) Prepara-se, em separado, um xarope (lambedor) feito com 30 folhas frescas de malvariço e 250 a 400g de açúcar, arrumados em camadas, sem colocar água, mas com cuidado para não deixar queimar.
IV) Junta-se o xarope com o cozimento e coa-se para um frasco bem limpo.
V) Lava-se bem o frasco depois de fechado e guarda-se em geladeira ou em lugar protegido contra poeira.
Deve ser utilizado logo ou, no máximo, até um mês depois de preparado.
Toma-se uma a duas colheres das de sopa duas a três vezes ao dia, especialmente durante as crises de tosse ou de cansaço. Crianças tomam metade da dose.
(Matos, F.J.A., 1994; Lorenzi, H. et al., 2002).

b) Tosse e bronquite.
Xarope: ferver 6 folhas picadas em um litro de água, coar, misturar o suco de um limão, 3 colheres de sopa de mel. Tomar um cálice 4 vezes ao dia. (Pereira Pinto, J.E.B. et al., 2000).

c) Estados gripais, febres, catarro bronquial e antiséptico das vias respiratórias.
Em uma xícara (chá), coloque uma colher (sopa) de folha fresca picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara (chá), 2 vezes ao dia (Escola superior de agricultura “Luiz de Queiroz”, 2008).

d) Reumatismo e problemas das vias respiratórias.
Infusão: Duas xícaras de cafezinho de folhas frescas em 1/2 litro de água. Uma xícara de chá 4 vezes ao dia (Escola superior de agricultura “Luiz de Queiroz”, 2008; Paróquia Santuário São Leopoldo Mandic, 2008).

e) Picada de cobra.
Ainda hoje, em algumas regiões do Brasil, o macerado das folhas é aplicado em forma de cataplasma sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos. Fazem-se cortes nas regiões feridas das pessoas atacadas e coloca-se o suco das folhas desse vegetal. Existe também a tradição de usar a planta fresca e nova (cujas folhas emanam um aroma intenso e agradável) para manter as cobras afastadas. (Wikipedia, 2008; Escola superior de agricultura “Luiz de Queiroz”, 2008; Almassy Júnior, A.A. et al., 2005).

2.4.9.3 – TOXICIDADE E CUIDADOS NO USO
O uso de doses altas chega a provocar vômitos e diarréia, que desaparecem com a suspensão do remédio (Lorenzi, H. et al., 2002; Almassy Júnior, A.A. et al., 2005; Ache tudo e região, 2008; Escola superior de agricultura “Luiz de Queiroz”, 2008).
A planta não apresenta princípios tóxicos, entretanto, deve ser usada com cautela, evitando-se todo tipo de excesso. Para o uso em crianças, é recomendável sempre a metade da dose indicada para os adultos (Wikipedia, 2008).
Não é indicado para crianças menores de um ano de idade. E para mulheres na época de menstruação é contra indicado, pode aumentar o fluxo sanguineo. (Pereira Pinto, J.E.B. et al., 2000).

2.4.9.4 - CULTIVO
Nativa no sul do Brasil, contudo, pela popularidade de seu uso medicinal, vem sendo cultivada em vários outros estados, inclusive no Ceará, onde nunca apresenta flores; só floresce quando cultivado em locais onde possa receber luz solar direta (Matos, F.J.A., 1994; Lorenzi, H. et al., 2002; Wikipedia, 2008). Desenvolve principalmente no sul e no centro do nosso país (Cruz, G. L., 1965).
Por ser uma planta relativamente rústica, o guaco não exige muitos cuidados (Wikipedia, 2008).
O guaco é uma trepadeira de crescimento rápido a moderado que pode ser utilizada para cobrir cercas, treliças, grades, entre outros suportes de pequeno e médio porte. Apesar de volúvel, o tutoramento e o amarrio ajudam a planta a subir e se fixar. Também pode ser cultivada em vasos, desde que tenha o suporte adequando. É interessante seu plantio em jardins de ervas e medicinais, devido às suas conhecidas propriedades (Jardineiro.Net, 2008).



PROPAGAÇÃO
Multiplica-se por sementes ou estacas (Matos, F.J.A., 1994; Almassy Júnior, A.A. et al., 2005; Jardineiro.Net, 2008; Corrêa Junior, C. et al., 2006; Pereira Pinto, J.E.B. et al., 2000).Deve-se plantar estacas de caule que apresentem pelo menos dois nós. Após o enraizamento, a muda deve ser transplantada para um local que lhe sirva de suporte (Wikipedia, 2008). Pedaços de ramos em água produzem raízes em poucos dias (Matos, F.J.A., 1994).

PLANTIO
O ano todo (Almassy Júnior, A.A. et al., 2005). No caso de optar-se pelo plantio em vasos ou jardineiras, é necessário providenciar um apoio (tutoramento) (Wikipedia, 2008).

CLIMA
Tropical (Almassy Júnior, A.A. et al., 2005). Aprecia o frio subtropical ou mediterrâneo (Jardineiro.Net, 2008). O guaco é uma planta que se desenvolve bem em locais com clima ameno, como os da região Sul e boa parte do Sudeste (Wikipedia, 2008; Jardim de Flores, 2008).
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra (Jardineiro.Net, 2008).

SOLO
Recomenda-se solo arenoso e rico em matéria orgânica (Jardineiro.Net, 2008; Wikipedia, 2008; Almassy Júnior, A.A. et al., 2005; Pereira Pinto, J.E.B. et al., 2000). Para garantir um crescimento robusto, é recomendável, por ocasião do plantio, incorporar ao solo uma adubação com húmus de minhoca. Nos períodos de seca é importante estar atento para manter a terra úmida, irrigando sempre que necessário, mas evitando encharcamentos (Wikipedia, 2008; Jardineiro.Net, 2008; Jardim de Flores, 2008).
COLHEITA
A colheita se dá normalmente seis meses após o plantio, quando é possível colher as primeiras folhas (Wikipedia, 2008). Recomenda-se colher no fim do inverno ou início do florescimento (Almassy Júnior, A.A. et al., 2005). Em regiões frias, colher antes das primeiras geadas (Corrêa Junior, C. et al., 2006).

PRAGAS E DOENÇAS
Larvas formadoras de galhas nas folhas e lagartas nas inflorescências (Corrêa Junior, C. et al., 2006).

OUTRAS INFORMAÇÕES
Cresce como uma trepadeira, e não tem garras para se prender, precisando de um arrimo (Ache tudo e região, 2008). Rústica, não exige maiores manutenções, apenas podas periódicas para controlar o crescimento (Jardineiro.Net, 2008; Corrêa Junior, C. et al., 2006).

Nenhum comentário: